Em todas estações do ano, temos visitas indesejáveis. As chamadas pragas urbanas, tais como, ratos, pernilongos, cupins, pombos, baratas, formigas e pulgas, encontram na alta da temperatura as melhores condições para procriar. O rato, por exemplo, adapta seu ciclo reprodutivo de acordo com a oferta de alimento e a temperatura.
Só neste ano, segundo estimativa, tivemos um aumento da ocorrência de pragas nos grandes centros Urbanos do Estado de Minas Gerais.
Além das temperaturas elevadas, outras duas condições garantem a proliferação: a oferta de alimento e o serviço de saneamento básico ineficiente. Já os novos habitantes não se intimidam e invadem, literalmente, condominios, nossas casas, apartamentos, escritórios, restaurantes, indústrias, hospitais, creches, escolas, têxteis de papéis, dentre outros lugares. A convivência com esses animais, além de causar nojo e aversão, pode resultar em graves problemas de saúde ou até ocasionar danos materiais, como por exemplo, o caso dos cupins.
Pensando na necessidade de se prevenir quando o assunto é Pragas Urbanas, a BIOPRAGAS - CONTROLE DE VETORES E PRAGAS URBANAS LTDA, empresa devidamente licenciada pela SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE/VIGILÂNCIA SANITÁRIA, criou uma fórmula mais eficiente para combater essas pragas realizando um trabalho abrangente desenvolvendo um sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir que insetos e roedores possam gerar problemas significativos, buscando atender conceitos, controle integrado de pragas, análise geral e controle em pontos críticos, padrões e procedimentos operacionais de sanitização conforme as normas nacionais, estaduais.
O programa visa antecipar e prevenir as atividades e infestações das pragas combinando diversas estratégias, sendo a principal meta reduzir a população infestante a níveis toleráveis (mínimos ou nulos) promovendo o uso racional de produtos químicos.
Estabelecer normas e procedimentos para assegurar um controle de pragas eficientes, através da implantação de um programa que inclua todos os princípios que regulam ou limitam uma população natural ou artificial de insetos e roedores.
O controle de pragas se torna um pré-requisito fundamental para a melhoria das condições de produção, redução da contaminação de produtos alimentícios e infecções hospitalares, uma vez que os insetos e roedores são os maiores vetores mecânicos de bactérias patogênicas.
A necessidade especifica dos ambientes (condomínios, escolas, hospitais, hotéis, indústrias alimentícias, indústrias metalúrgicas e comércios em geral) são respeitadas, requerendo ações diferenciadas e cautelosas, evitando assim interferência na rotina e eventuais prejuízos da função.
A Atuação de nossa empresa, é dividida em etapas de inspeção, educação ambiental, intervenções físicas, químicas e biológicas.
Durante a inspeção são visualizados erros corriqueiros na aquisição, manipulação e distribuição de produtos que possam afetar a segurança quanto ás pragas urbanas.
Após a inspeção, iniciam-se os trabalhos de educação e adequação ambiental, atividades estas que podem ajudar a melhoria dos parâmetros de ação dos funcionários, auxiliando em pequenas alterações que visam suprimir condições favoráveis à proliferação de pragas (acesso, abrigo, alimento e água).
Na parte química e biológica, são feitas as aplicações de saneantes domissanitários, baseados em princípios ativos químicos ou biológicos.